Resenha: Trilogia Divergente

Oioi gente, hoje vou escrever sobre a trilogia de Veronica Roth: Divergente.

 Venha conferir!

Conheceremos Beatrice Prior, uma menina de 16 anos. Ter essa idade significa passar pela Cerimônia da Escolha e escolher que facção vai ficar pelo resto da vida. Antes de falar mais sobre isso, vou explicar a vocês o que é facção. A atual Chicago é dividida por cinco facções: Abnegação, os altruístas; Amizade, os pacificadores; Franqueza, os honestos; Audácia, os corajosos; e por último, Erudição, os inteligentes. Para saber em qual facção irá escolher, a que nasceu ou a que vai ficar, precisam antes fazer um teste de aptidão, mas Beatrice não teve uma resposta para essa decisão, porque caiu mais escolhas de facção do que cai para todas as outras pessoas, o caso dela era diferente, ela era uma divergente. E por isso, não podia ser controlada. Mas ser divergente não é fácil, muitas pessoas estão de olho, querendo destruí-los...
Chega o grande dia, a Cerimônia de Escolha. Beatrice escolhe uma facção que surpreende a todos: Audácia, os corajosos. Que ela já admirava desde pequena, mas chegando lá, percebe que as coisas não vão ser tão fáceis assim, precisa passar por testes para se tornar um verdadeiro membro da Audácia, e esses testes são perigosos, confusos e desgastantes. Ela faz amizades mas muitas inimizades também (Fica de olho, Tris - nome que ela decidiu colocar na nova facção-). 

Pessoal, vou falar sobre um pouco de Insurgente, vai conter spoiler, mas vou tentar o menos possível, então se não quiser ler, pare! Agora! Imediatamente! rs
Jeanine Matthews, líder da Erudição se junta com a Audácia para acabar com a Abnegação. Um exército da Audácia controlados pela Erudição começa a matar pessoas inocentes da Abnegação. Tobias e Tris seguem para o complexo da Amizade a fim de acabar com a guerra e conseguir abrigo. O pessoal que foi com Tris e Tobias para a Amizade começam a fazer planos para terminar com esse momento de guerra, mas a Erudição e a Audácia vão checar a Amizade. Jogando os planos de Tris e Tobias para o ar, às pressas vão procurar abrigo com os sem-facção e depois com a Franqueza. Não vou falar mais, porque como disse não quero pôr spoilers. 
Não vou fazer uma resenha sobre o convergente porque contém muitos spoilers (MUITOS), mas posso dizer que muitas coisas acontecem, reviravolta e muitas surpresas.


Eu gostei muito da trilogia em geral, gosto muito do segundo livro mas acho que ela não teve muita convicção ao fazer o terceiro, acho que a história ficou algumas vezes sem sentido e repetitiva. Mesmo com essas críticas que fiz, e mesmo achando o final muito inesperado, gostei dele, então vale a pena ler, sim. Talvez você goste do terceiro, mesmo eu não tendo gostado. 
OBS.: Amei muitos as capas!

Beijos e boa leitura! 
Maryna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Um porto seguro

Resenha: Benefício na morte

Feliz dia do leitor!