Resenha Trilogia: Jogos Vorazes

Oioi gente, hoje vou publicar sobre a trilogia de Suzanne Collins: Jogos Vorazes a melhor do mundo haha. E aí, vamos começar?

Como fiz na resenha de A Seleção, decidi falar sobre toda a história, não de  cada livro separadamente, primeiro porque acho melhor para vocês, e segundo porque é mais organizado. É muito difícil falar sobre um livro que você goste tanto, então, que a sorte esteja a meu favor agora. 
A América do Norte é destruída e surge Panem, uma nação formada pela opressiva Capital e 13 distritos, mas o décimo terceiro foi "apagado" do mapa, por uma rebelião fracassada e que a Capital logo acabou com ela há 74 anos atrás. Devido a essa rebelião foi criada o Jogos Vorazes, uma competição que ocorre anualmente em cada distrito, e que sorteiam dois tributos, uma menina e um menino entre doze e dezoito anos, para lutar até a morte em uma arena... E assim, no dia da Colheita (dia que escolhem os tributos), Katniss, uma garota durona, que caça ilegalmente e sustenta a sua família como pode, desde que seu pai morreu, se depara com o nome de sua irmã, de apenas, 12 anos sorteada, a única coisa que vem a sua cabeça é se oferecer no lugar de Primrose. Junto com Katniss, é sorteado Peeta, um menino que a ajudou no passado. ATENÇÃO!!! Essa parte contém um pouco de spoiler, se quiser ler, tudo bem, mas se não quiser é melhor parar aqui e agora, não me responsabilizo por seus atos! :p
Com uma inesperada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark, algo muda neles e lá e cá tem revoltas, mesmo pequenas, em Panem e outros distritos, Katniss e Peeta ridiculizaram a Capital.  Katniss mostrou que vale a pena lutar, porém o governo já está de olho no exemplo que os dois podem ter contra ele, e já tem planos para os dois... mesmo que seja lutar (mais uma vez). Depois, de ir para arena duas vezes, Katniss encontra uma realidade totalmente diferente, ela ainda não percebe que é o Tordo, a faísca para toda a revolução e se depara, no subterrâneo do Distrito 13, famintos por igualdade e principalmente justiça, mas isso traz responsabilidades e consequências. Será mesmo que vale a pena? Vale a pena ser o Tordo?


Eu sou meio, totalmente suspeita de falar sobre essa trilogia, porque é uma das minhas preferidas, acho que a preferida... ok, chega de falar, vamos direto ao ponto. Os livros são narrados pela Katniss (em 1ª pessoa), o que é um ponto bom no livro, porque os livros passam por várias situações, confusões e intrigas, e eu gosto muito de ler os pensamentos e o que ela está sentindo. Acho que Suzanne Collins usou muito bem a sua escrita, desenvolvendo tudo com  um começo, meio e o fim. Todas as partes, pelo menos para mim, me fizeram esquecer onde estava, que horas eram, eu só queria ler, ler e ler. Mesmo assim, teve algumas vezes, que ela podia ir direto ao ponto. Para você ler os livros, tem que ter paciência e prestar atenção em tudo. O enredo da trilogia é muito envolvente. Vale a pena ler, vale muito a pena mesmo!!! (Li mais de três vezes, então, vale a pena haha)
 “Katniss Everdeen, a garota em chamas, você acendeu uma fagulha que, se não for contida, pode crescer e se transformar num inferno que destruirá Panem.” - Snow 


Boa leitura, espero que tenham gostado! 
Beijos, Maryna.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Um porto seguro

Resenha: Benefício na morte

Feliz dia do leitor!